segunda-feira, 1 de junho de 2009

YSL

Olá galera, bom hoje é meu primeiro post, e prometo manter esse blog sempre bem atualizado!
Aqui vou escrever de tudo um pouco, colocar as coisas que gosto e acho interessante, como fotografia, moda, atualidades, música, arte, entre outras!
Espero que gostem e comentem em cada post!

E como hoje é dia 1º de junho, nada mais justo que o assunto do primeiro post seja Yves Saint Laurent, já que hoje faz um ano de sua morte.

Yves Henri Donat Mathieu Saint Laurent nasceu no dia 1º de agosto de 1936 em Orã, na Argélia. Já com 17 anos ganhou um concurso patrocinado pelo International Wool Secretariat. Isso deixou o editor da revista Vogue na época, Michel de Brunhoff impressionado, e o indicou para Dior, que foi contratado como assistente.
Em 1957 depois da morte de Christian Dior, com apenas 22 anos Yves se tornou diretor criativo da Maison. Sua primeira coleção para grife “Trapézio” fez muito sucesso e ele foi aclamado, foi considerado o salvador da moda francesa.
Mais logo depois de assumir o cargo foi chamado para lutar na guerra pela independência da Argélia, e quando voltou para Paris tinha sido substituído por Marc Bohan. Foi então que Saint Laurent decidiu abrir sua própria grife com a ajuda de Pierre Bergé.
O primeiro desfile para marca YSL foi no dia 29 de janeiro de 1962, que foi um sucesso, e teve desde roupas á acessórios.
Saint Laurent abriu a YSL Rive Gauche, sua primeira loja de prêt-à-porter, em 1966. Ele foi o primeiro costureiro parisiense de alta-costura a abrir uma butique de prêt-à-porter de luxo. E em 1969 abriu a butique Saint Laurent Rive Gauche para homens.
Era apaixonado por teatro e também desenhou cenários e roupas para espetáculos e filmes.
O mais “chic” foi quando ele ganhou um desfile-retrospectiva antes da final da Copa do Mundo da França em pleno campo do estádio, e alias, 4.200 uniformes, 19 mil peças e dez mil acessórios da copa foram assinados pelo estilista.
No dia 7 de janeiro de 2002 Saint Laurent declarou: "Escolhi dizer hoje adeus a esta profissão que eu tanto amei.", se despedindo do mundo da moda, a maison YSL de auto-costura seria fachada em julho 2002 e deixando prêt-à-porter nas mãos do estilista Tom Ford e da Gucci. No dia 22 de janeiro aconteceu o desfile de despedida de alta-costura de Yves Saint Laurent. Foi uma grande retrospectiva das criações clássicas da marca.
Yves Saint Laurent morreu no domingo do dia 1º de junho de 2008, informou a Fundação Pierre Bergé-Saint Laurent, a causa da morte não foi divulgada(vi em alguns sites que a causa da morte tenha sido um tumor no cérebro, no qual ele já estava tratando a tempos, mais não sei se é verdade), mais com certeza deixou muita saudade e muita história.
Ele ficou conhecido por usar como inspiração em seus vestidos obras de pintores famosos como Pablo Picasso, Georges Braque, Andy Warhol, Velázquez e Delacroix e por provocar a sociedade ao colocar modelos negras nas passarelas e criar o perfume Opium (que foi um escândalo por causa da referência do nome à droga) e por ter sido um revolucionário da moda, sempre com criações inovadoras, buscado sempre vestir as mulheres de forma diferente. Criou clássicos como o smoking feminino na coleção de verão de alta-costura, ainda em 1996, que afirmou ainda mais o papel da mulher na sociedade (que foi iniciada por Coco Chanel, que com suas criações mostrava o crescente poder da mulher que ainda sofria preconceitos na época, YSL seguiu esse conceito de que a mulher pode ser diferente mostrando outras possibilidades a elas, não ser somente uma dona de casa que usa roupas comuns e discretas, talvez por isso foi tão importante.), criou o blazer, terninho com pantalona, casaquinho de marinheiro, vestido-camisa, botas até a coxa, blusas transparente, jaquetas de lã, vestidos estilo anos 40 com as costas de fora (que apesar de tbm ter sido um escândalo na época foi tremento sucesso de venda), coleções da África com muitos tops coloridos, estampas e dourados, entre materiais como ráfia e palha, etc..
Pois é, Yves Saint Laurent faz muita falta.















Uma dica: foi aberta uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, chamada "Yves Saint Laurent - Viagens Extraordinárias", onde foram exibidos os trabalhos do estilista com 50 figurinos, 240 acessórios e croquis que foram inspirados em varia culturas como a da Ásia, África, Espanha, Índia, Marrocos e Rússia e muitas outras coisas do artista. Aiii queria tanto ir!=/. Com certeza vai ser maravilhoso!
Vai até o dia 19/07, de terça a domingo, das 10h às 21h, e a entrada é gratuita.

Até o próximo post!
Bessos!

(Fonte e Fotos:
http://msn.bolsademulher.com/estilo/materia/ysl_no_museu/81792/1, http://almanaque.folha.uol.com.br/saintlaurent_historia.htm e Google!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário